20 de fev. de 2011

Como posso ajudar minha filha a realizar o seu Progresso Pessoal?

Recebi o convite da Presidência das Moças do Ramo Pirajá para discursar nos Novos Inícios sobre esse tema e gostaria de compartilhar com vocês esse discurso.

Sou muito grata ao Pai Celestial por ser mãe em Sião. Sei que esta é uma mordomia sagrada e que devo esforçar-me para ajudar minha filha a um dia voltar a Sua Presença. Ao receber esta mordomia do Pai Celestial sinto-me como aqueles servos que receberam talentos de seu Senhor e que, em um dado momento, foi-lhes solicitado que prestassem contas de como cuidaram dos talentos recebidos.

Um talento é o símbolo de algo muito valoroso e para nós, pais em Sião, esse talento é a nossa filha. Dessa maneira, nós somos os servos e as nossas filhas o talento. Ao chegar ao nosso lar, a nossa filha passou pelo véu do esquecimento: esqueceu que vivia com o Pai Celestial e que lhe havia feito uma promessa de que seria fiel nesta Terra. Cabe a nós, pais em Sião, detentores das verdades restauradas do Evangelho de Jesus Cristo ajudá-las a lembrarem de sua natureza e potencial divino, o Plano de Salvação e, para tanto, somos admoestados e incentivados a ensiná-la as doutrinas e princípios que as ajudarão a relembrar-se de sua verdadeira identidade. Como faremos isso?

A resposta é: Ajudando sua filha a realizar as metas e projetos do Progresso Pessoal das Moças. O Progresso Pessoal é um programa inspirado pelo Senhor para nos ajudar nesses últimos dias a aproximar as nossas filhas do Salvador Jesus Cristo, para ensiná-las sobre fé, natureza divina, valor individual, conhecimento, escolhas e responsabilidades, boas obras, integridade e virtude - atributos de Cristo que as ajudarão a fazer e guar convênios sagrados, receber as ordenanças do Templo e, por fim, estarem preparadas para voltar a presença do Pai Celestial. Então, como podemos ajudar nossa filha a realizar o Progresso Pessoal?

1. Sentem-se com sua filha e expressem sincera e honestamente o quanto ela é importante e valorosa para vocês e para o Pai Celestial, o quanto ela é capaz de se tornar uma moça mais digna e próxima do Salvador Jesus Cristo. Ao fazerem isso, estarão incentivando sua filha a procurar qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável (13ª Regra de Fé). E onde sua filha encontrará qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável nesses últimos dias? É claro que é no Progresso Pessoal das Moças!

2. Se ainda não possuem um testemunho da veracidade e divindade do Progresso Pessoal, orem para saber por vocês mesmos que este é um programa inspirado por Deus para os ajudar nesses últimos dias a cuidarem de suas amadas filhas.

3. Orem fervorosa e intensamente para que suas filhas recebam um testemunho do Progresso Pessoal: quando a Igreja de Cristo estava sendo perseguida durante o reinado de Mosias e Alma - o filho estava entre esses perseguidores, Alma - o pai orou fervorosa e intensamente ao Senhor, sem nada duvidar, para seu filho Alma fosse levado a conhecer e obter um testemunho do Evangelho. O Senhor respondeu a sua oração: um Anjo apareceu a Alma - o filho e declarou-lhe o Evangelho. Conosco não será diferente: o Senhor responderá as nossas orações, nos inspirará a como ajudar a nossa filha a sentir o desejo de realizar o Progresso Pessoal.

4. Jejuem: após o Anjo ter declarado o Evangelho à Alma - o filho, este desfaleceu e ficou mudo. Alma - o pai reuniu sacerdotes e solicitou que estes começassem a jejuar com ele a fim de que seu filho Alma recuperasse a fala e seus membros recuperassem a força. Ao sentirem o desejo de começarem a realizar as experiências e metas do Progresso Pessoal, suas filhas precisarão de coragem e vigor físico e espiritual para permanecerem firmes neste próposito, sobrepujando todas as armadilhas de Satanás. Se vocês jejuarem com suas filhas e por elas, elas não desfalecerão, permanecerão firmes e inamovíveis em realizar o Progresso Pessoal.

5. Sejam o exemplo. O Presidente Henry B. Eyring nos ensinou:  "O melhor exemplo que podemos deixar para eles [filhas] é fazer o que tem que ser feito. Precisamos ponderar as escrituras e as palavras dos Profetas vivos. Precisamos fazer planos que não sejam apenas desejos, mas convênios."

6. Valentes e virtuosas mães, façam o seu Progresso Pessoal. Ao fazerem o seu Progresso Pessoal estarão aproximando-se mais de suas filhas, bem como, criando situações de aprendizagem mútua e troca de experiências pessoais que as deixarão mais próximas uma da outra e do Salvador Jesus Cristo.

7. Queridos pais é mordomia de vocês educarem seus filhos: não transfiram sua mordomia para as líderes das auxiliares. O Élder l. Tom Perry nos ensinou na última conferência de abril: "No palco eterno de Deus, geralmente se espera que os pais sejam os atores principais na vida dos filhos [...]. Foram os pais que receberam o mandamento do Senhor de criar os filhos em luz e verdade."

Presto-lhes o meu testemunho de que se nos esforçarmos por cumprir o nosso papel enquanto pais e mães em Sião, o Senhor não nos abandonará e o nossos filhos não se desviarão do caminho estreito e aprtado que devem andar. Eu sei que Thomas S. Monson é um profeta de Deus. Jesus Cristo é o nosso Salvador. As famílias podem ser eternas no Plano do Senhor. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Referências:

Mateus 25: 14 -29;
Guia de Estudo das Escrituras, Talento.
Progresso Pessoal das Moças.
Mosias 27.
A Lianhona de Maio de 2010: Ajudá-los no Caminho para Casa - Presidente Henry B. Eyring, p. 22 e Mães que ensinam os filhos em casa, p. 29.

0 comentários:

Postar um comentário